Evento de Abertura de Campanha 04 de março de 2018

Em comemoração aos 70 anos de Israel, o Fundo Comunitário – Keren Hayesod trouxe três personalidades, três verdadeiros “heróis”, cada qual ao seu modo, frente aos desafios enfrentados por cada uma das gerações em Medinat Israel.

Arieh Oz é um jovial senhor de 82 anos, sobrevivente do Holocausto, que, quando criança, viveu três anos escondido na residência de uma família de fazendeiros não-judeus, na Holanda, para onde sua família tinha fugido após os trágicos acontecimentos da Cristall Nacht.  Em 1945, ele emigrou para Israel , anos mais tarde, ele se tornou um importante piloto, e foi protagonista de dois fatos históricos. Arieh pilotou um dos gigantescos Hércules C-130, que resgatou os reféns israelenses em Entebbe. Também transportou os judeus etíopes, para Israel, tendo batido um recorde:por transportar o maior número de passageiros em um mesmo voo. Esse feito o colocou no Guinness Book of Records.

Eyal Biram é um corajoso rapaz de 26 anos, dos quais seis foram dedicados ao exército, especificamente à Sayeret Matkal, uma unidade de elite. Ele contou que dois acontecimentos mudaram sua vida. O primeiro foi a perda de um amigo numa incursão a Gaza. Naquele momento, percebeu quão grande era a responsabilidade de servir o exército. O outro foi durante uma viagem que fez após dar baixa. Em seu primeiro dia de férias,  ao conversar com dois outros jovens ouviu críticas ferozes à política de Israel.  Eyal Biram transformou aquele gosto amargo em seu propósito de vida. Criou a organização Israel-is que, em convênio com as FDI, prepara os jovens que terminam o serviço militar para melhor representar Israel em suas andanças pelo mundo.

O terceiro convidado, Henrique Cymerman, jornalista experiente, várias vezes premiado como o melhor correspondente da Europa, contou aspectos de sua vida e, com grande empolgação, explicou a atual xadrez do Oriente Médio.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.