Nativ

Programa Educacional para Imigrantes Soldados

nativ

Nativ é um programa educacional que procura fortalecer a conexão entre soldados imigrantes e suas identidades judaicas, resgatando a herança de cada participante e propiciando a integração mais fácil desses novos imigrantes na sociedade israelense.

O programa de Identidade Judaico-Sionista, tem uma grade intensiva de estudos sobre bíblia, história do povo judeu, sionismo e o Estado de Israel e Filosofia e Prática Judaica. Combinado as aulas, o programa inclui passeios semanais, uma viagem de estudos a Jerusalém, seminários no Shabat e orientação individual. Os cursos são ministrados dentro de estrutura militar e a equipe inclui comandantes do Corpo de Educação das FDI e professores do Instituto de Estudos Judaicos.

Existe uma versão do programa com curso complementar sobre judaísmo para os imigrantes interessados em conversão. Desde 1989 quase um milhão de pessoas emigraram da antiga União Soviérica para Israel, sendo muitas delas não consideradas judias perante a Halachá, fator que dificulta a integração desses imigrantes na sociedade israelense.

O curso complementar é ministrados em dois seminários de 15 dias cada e tem como propósito aprofundar os conhecimentos sobre judaísmo, familiarizando esses soldados imigrantes com sua prática. Ao término do processo, eles são encaminhados ao Rabinato da Base Militar para a conversão.

Nossa missão é investir em imigrantes, pois são fundamentais para a sobrevivência de Israel. Eles tornam o país numericamente mais forte, estimulam o mercado profissional e ampliam a diversidade cultural. Um Estado de Israel forte é a garantia de um futuro promissor e seguro para os judeus ao redor do mundo.

Realizações:

  • O programa está em seu 14º ano;
  • 7.000 soldados foram beneficiados;
  • 3.000 soldados participarem do processo de conversão.